segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Nas redes (de Alma Welt)

Nas cidades eu falava com as paredes
E tinha muitas saudades da campina, *
E procurava o meu nome nas redes, *
Encontrando até coisa que alucina: *

Vi meu nome entre os maiores deste Sul
Inclusive o do domador do vento *
Que transformava em clarineta, em solo cool, *
Com aquele seu veríssimo talento.

E eu, pobre romântica tardia
Quase à míngua numa era decadente
Só às quintas ao Quintana reverente, *

Cabe a mim restaurar brilhos antigos
Quando a nossa sala manca de poesia, *
Com uma pequena ajuda dos amigos... *

.
26/09/2016

Notas
*E tinha muitas saudades da campina- Alma assim alude ao Pampa de sua criação.

* E procurava o meu nome nas redes / encontrando até coisa que alucina - Alma alude às redes sociais e ao Google, onde descobriu, com surpresa, um site que coloca o seu nome entre os grandes poetas do Rio Grande do Sul, ao lado de Érico Veríssimo e Mario Quintana, o que ela achou alucinante...

.* Inclusive o do domador do vento - alusão ao grande Érico Veríssimo , autor de O Tempo e Vento.

* Que transformava em clarineta, em solo cool - Alusão ao famoso livro de Memórias, de Érico Veríssimo, em três volumes, que se entitula "Solo de Clarineta".

* Quase à míngua numa era decadente/ Só às quintas ao Quintana reverente - referência da Alma ao grande poeta gaúcho Mario Quintana.

* Quando a nossa sala manca de poesia, - alusão à lenda "A Salamanca do Jarau", a mais famosa lenda gaúcha...

* Com uma pequena ajuda dos amigos - alusão à famosa canção dos Beatles: With a Little Help of my Friends...





,

Nenhum comentário: