sábado, 20 de agosto de 2016

O Duplo * (de Alma Welt)

                   Foto do filme de Krzisztof Kieslóvsky, "A Dupla Vida de Veronique", de 1991, sobre o tema do "Duplo".

O Duplo * (de Alma Welt)

Dizem físicos que há mundos paralelos
Simultâneos e que são exatos onze.
Um só me basta para refazer os elos
Com meu duplo, eu de ouro, ele de bronze.

Quero dizer que sou eu, mas piorada,
E não quero topar comigo em chumbo.
Que já me vi alhures e assustada,
Pois saibam, toco flauta e ela bumbo.

Muito raro é com o duplo o encontro,
Pode ser a tua imagem mas em monstro
E não é recomendável, falo sério.

Entretanto não sei mais, exatamente,
Se ela, em que me vi em minha mente,
Ou eu o lado bom desse mistério...

.
20/08/2016

Nota
* O fenômeno do Duplo é um dos maiores mistérios da vida humana, e comprovável pela física quântica. Para entenderem melhor recomendo as seguintes obras-primas da Literatura e do Cinema, sobre o tema: "O Duplo", estupenda novela de Dostoiévski; "William Wilson", de Edgar Allan Poe, conto de terror narrado da perspectiva do lado mau. No cinema: "Monsieur Klein", maravilhoso filme francês com Allain Dellon; e "A Dupla Vida de Veronique", do diretor polonês Kristof Kieslóvsky...
Ah! E o belo conto "O Duplo da Alma", do livro "Contos da Alma", de Alma Welt, lançado em 2004 pela Editora Palavras & Gestos, de São Paulo, e ainda encontrado à venda pela Internet. (Guilherme de Faria)

Nenhum comentário: