terça-feira, 26 de setembro de 2017

O que virá (de Alma Welt)

Quando me sento pra escrever, o que virá?
Essa incógnita é uma esfinge da minha mente,
E quase sempre o resultado é surpreendente:
De minha alma... o que agora sairá?

Sou eu mesma minha caixa de Pandora
Mas não de demônios e outros bichos,
Mas de entes e arquétipos de outrora,
Colocados todavia em novos nichos.

Consciente dos tesouros que carrego
Percorro este mundo que me aponta
Como o judeu errante que não nego,

Guardando ouro para uma Terra Santa
Mas da alma, que a riqueza já nem conta,
E como um rei trovador que apenas canta...
.
26/09/2017

________________

Nota
*E como um rei trovador que apenas canta - Alma parece evocar D. Dinis I, O Poeta (Lisboa, 9 de outubro de 1261 – Santarém, 7 de janeiro de 1325), que foi Rei de Portugal e do Algarve de 1279 até sua morte. Era o filho mais velho do rei Afonso III e sua segunda esposa Beatriz de Castela.
D. Dinis I foi grande amante das artes e letras. Tendo sido um famoso trovador, cultivou as Cantigas de Amigo, de Amor e a sátira, contribuindo para o desenvolvimento da poesia trovadoresca na Península Ibérica. Pensa-se ter sido o primeiro monarca português verdadeiramente alfabetizado, tendo assinado sempre com o nome completo. Foi o responsável pela criação da primeira Universidade portuguesa, inicialmente instalada em Lisboa e depois para Coimbra.
(Fonte: Wikipédia)






.

Nenhum comentário: