sexta-feira, 8 de setembro de 2017

O Fruto (de Alma Welt)

Construir um universo de palavras
Foi sempre minha metódica ambição;
Então arei e semeei as minhas lavras
Com humilde e exemplar dedicação.

Como? Lendo tudo ao meu alcance,
Noite e dia, das estantes copiosas,
Com uma ênfase no reino do romance
E as poesias colhendo, como rosas...

Um dia disse: "Basta! Agora escrevo,
Que de Deus palavra e imagem herdamos,
Do Logos o mistério em que me inscrevo."

Quanto à felicidade, o pomo procurado,
Fruto que pomos onde não estamos, *
De tanto tenho a escrever... deixei de lado.

.
08/09/2017

Nota
*Fruto que pomos onde não estamos - alusão aos versos finais do belo soneto "Felicidade", do imortal poeta de Santos, Vicente de Carvalho:

"Essa felicidade que supomos,
Árvore milagrosa, que sonhamos
Toda arreada de dourados pomos,

Existe, sim : mas nós não a alcançamos
Porque está sempre apenas onde a pomos
E nunca a pomos onde nós estamos."

Nenhum comentário: