sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

As orelhas do Tempo (de Alma Welt)



As orelhas do Tempo (de Alma Welt)

As orelhas são fixas no Tempo *
E crescemos entre elas, diz a lenda,
Desde que não haja contratempo
E enviemos uma de encomenda *

Para as terras de Gog e de Magog *
Onde nascem os pintores e poetas
Que antes escolhem as suas metas
Pra ser feliz depois, como Van Gogh. *

Bah! Todo o nosso criar é surreal
Já que nada leva a crer tanta loucura
De morrer por "um pedaço de pintura"...*

Mas só quem pinta sabe do que falo
E, numa tela, persegue o ideal
Seja em grossa pasta ou meio ralo... *

.
23/12/2016

Notas
*As orelhas são fixas no Tempo - alusão à teoria leiga de que já nascemos com o tamanho definitivo de nossas orelhas e nossa cabeça é que vai crescendo entre elas...

*E enviemos uma de encomenda - alusão ao envio, feito por Van Gogh, de sua orelha embrulhada e sangrenta, para uma prostituta de um bordel próximo, que o rejeitara...

*...terras de Gog e Magog -
Os Montes Gog e Magog (English: Gog Magog Hills ou Gog Magog Downs) estão a três milhas do sul de Cambridge, e é dito ser a metamorfose do gigante depois de ter sido rejeitado pela ninfa Granta. O vidente Thomas Charles Lethbridge afirma ter visto um grupo de três esculturas escondidas nos Montes Gog e Magog. Ele os cita em seu livro Gogmagog: The Buried Gods (Gog Magog: Os Deuses Enterrados). Por causa disso os montes foram batizados com esse nome.
(Gog e Magog, com outro sentido, são citados de maneira obscura no Apocalipse ( XX, 7) de João.)

*Pra ser feliz depois, como Van Gogh - Vincent Van Gogh foi um dos mais felizes destinos póstumos da pintura, já que sua obra ficou, toda, em bloco, praticamente completa na mão de sua cunhada, viúva de seu irmão Theo, que inteligente e sensível dedicou o resto de vida à glória da obra de seu querido cunhado (em vida tinha sido sua correspondente, amiga e incentivadora).

* De morrer por um pedaço de pintura- os críticos franceses de pintura, no século XIX, usavam a expressão "un morceau de peinture", para descrever uma fatia (ou pedaço) de tela que atingiu a perfeição numa pintura.

*E, numa tela, persegue o ideal/
Seja em grossa pasta ou meio ralo - Os pintores buscam sempre a pintura pura, ideal, mesmo quando paisagistas ou figurativos, pintando com grossas camadas como Van Gogh e Soutine ou com ralos véus de veladura, como Diego Velásquez.

Nenhum comentário: