segunda-feira, 7 de maio de 2012

A Leonardo (de Alma Welt)


Leonardo da Vinci - desenho de Guilherme de Faria, 1980, 100x75cm

A Leonardo (de Alma Welt)
Como te tornaste esse mistério
Tu que tanto mais buscaste clarear
Até corpos furtando ao cemitério
P’ra da Vida o segredo elucidar? *
Tu que abominavas o obscuro
E que dos alquimistas te afastavas *
Pois tu bem sabias que o ouro puro
Era com o teu pincel que conquistavas...
O que te envolve, talvez, como sudário, *
É a tua própria tímida atitude
Que te levava a não sair do armário, *
Pois por gato que pediam davas lebre *
E eu própria me pergunto como pude
Não ver que a Gioconda é tão alegre... *

 ________________________________

Notas

 *P’ra da Vida o segredo elucidar? - Leonardo Da vinci pagava um ladrão de túmulo para trazer-lhe secretamente na calada das noites, cadáveres para ele dissecar para os seus estudos de anatomia, a fim de descobrir o mistério da Vida
*E que dos alquimistas te afastavas - -Leonardo não acreditava nos alquimistas e sua tentativa de transformar chumbo em ouro, e era um precursor da ciência moderna, baseada em cáculos matemáticos e na observação acurada e não mística da Natureza.

"O que te envolve, talvez, como sudário - Alusão à mistificação de uns especuladores recentes de atribuir o sudário de Turim a uma suposta fraude genial de Leonardo, que teria conhecimento de processos precursores da química de revelação fotográfica através de fotos feita com a "câmara escura", que já era usada para o apuro da perpectiva nos quadros paisagísticos de alguns pintores já naquela época.

"Que te levava a não sair do armário- há muitos indícios de que Leonardo era homosexual, dado ao seu conhecido dandismo( gostava de se vestir com luxo até para pintar, e e fato de na corte de Ludovico Sforza, O Mouro, duque de Milão, fazia o papel de festeiro, cenógrafo, figurinista das festas e organizador do cardápio e dos enfeites de mesa e ornamentação e apresentação dos alimentos 9Pês um pavão assado , com as penas recolocadas batendo asas e abrindo e fechando a cauda, recheado com um mecanismo de engrenagens de relojoaria. Leonardo disfarçava seu homosexualismo, pois isso era crime na época, e mantinha no seu ateliê aprendizes jovens escolhidos nas ruas. Giovanni Boltraffio foi o mais belo e talentoso deles, mas suicidou-se muito jovem enforcando-se na trave do telhado do sótão do ateliê do seu mestre, por razões de conflito íntimo.

*Pois por gato que pediam davas lebre - Os burgueses que lhe encomendavam quadros pensavam estar comprando coisas menos preciosas e não esperavam tal apuro de execução. Certamente não esperavam que o retrato do próprio mestre estava camuflado nas feições do retratos que fazia, como agora já se prova.


*Não ver que a Gioconda é tão alegre... - este curioso verso alude ao fato de que há indícios de a Mona Lisa ser um retrato disfarçado e travestido do próprio Leonado. O nome da Mona Lisa era "Lisa del Giocondo," e também chamada "Gioconda", que em italiano quer dizer "Alegre" (hoje em dia = Gay)...

To Leonardo (Alma Welt)
(Google Translate)

How did you become this mystery
You who lights the more sought after
By stealing bodies to the cemetery
To elucidate the secret of life?
Thou that abominates the darkness
And from the alchemists you moved away
Cause you well knew that the gold
It was with your brush that you conquered...
 What surrounds you, perhaps, as the shroud
It is your own attitude shy
 What took you not to come out off the drawer.
For a cat they asked you gave hare
And I wonder how I could
Do not see that your Mona Lisa is so gay

Nenhum comentário: