terça-feira, 25 de agosto de 2020

Sacudindo a cabeleira (de Alma Welt)

Inimiga insidiosa, eu a combato,
A sutil melancolia dentro em mim,
Que ameaça crescer como esse mato
Que observo avançar em meu jardim,

Ervas daninhas de foscos pensamentos
Sombrios, que ameaçam a minha mente
Frágil diante de adversos elementos,
Nau em busca de um naufrágio dissolvente.

Eis que sacudo a minha rubra cabeleira*
Como aquela de um inusitado frevo
Na voz grave de um cantador famoso,*

E então me ponho em pé nesta soleira
Mirando meu pampa em novo enlevo
Apesar do vento frio como esposo...*
.
25/08/2020

Notas
Eis que sacudo a minha rubra cabeleira - alusão ao verso "É quando o Tempo sacode a cabeleira/ a trança toda vermelha"...do notável e surrealista Frevo Mulher, dos anos 70, do compositor e cantor nordestino de voz grave, Zé Ramalho.

*Apesar do vento frio como esposo - o "minuano", vento frio que sopra no pampa no inverno.

Nenhum comentário: