domingo, 30 de agosto de 2020

Conselhos para mim mesma (de Alma Welt)

Que meu único artifício seja a rima
E o ritmo cantante, também, claro,
Se com a boa métrica combina,
Mas de truques, por aí, eu logo paro.

Não serei hermética ou obscura:
Não turvar a minha água por profunda *
É um preceito bom que sempre dura,
Embora haja gente que o confunda...

Mas é preciso ter muito o que dizer
Como se me estivesse pela goela
E não fosse possível mais conter.

Mas, veja, a experiência é o que conta, *
Só ela, os sentimentos, sim, revela,
E faz com que a poesia nasça pronta...

.
30/08/2020
Notas
*Não turvar a minha água por profunda - alusão à famosa frase de Nietzsche: "Há poetas que turvam suas águas para parecerem profundas."

*Mas, veja, a experiência é o que conta - alusão a um conselho do grande poeta alemão Rainer Maria Rilke, nas suas "Cartas a Um Jovem Poeta", num certo parágrafo que começa assim: "Os versos não são sentimentos, os versos são experiências..."

Nenhum comentário: