segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

A Fada Verde (de Alma Welt)

                                                                                  Absinto- Edgar Degas

A Fada Verde * (de Alma Welt)

Senhor Deus, livrai-me da amargura,
Aquela mesma dos poetas dos Cafés,
Ou dos mestres menores da pintura
Que escondiam haxixe em seus bonés;


Outros grandes, repletos de absinto,
Todos os que a Fada Verde amavam
E cujo desespero ainda sinto
Tão longe da Paris aonde estavam...

Sou poeta de outro tempo e espaço
De outros longes tenho a vista plena,
Da coxilha meus poentes, não do Sena.

Entretanto como eles me desfaço,
Diante da solidão e tanta sede,
De mim mesma minha pobre fada verde...

.
06/02/2017

Nota
*Fada Verde - O absinto foi especialmente popular na França, sobretudo pela ligação aos artistas parisienses de finais do século XIX e princípios do século XX, até a sua proibição em 1915, tendo ganhado alguma popularidade com a sua legalização em vários países. É também conhecido popularmente de fada verde (la fée verte) em virtude de um suposto efeito alucinógeno. Charles Baudelaire, Paul Verlaine, Arthur Rimbaud, Van Gogh, Oscar Wilde, Henri de Toulouse-Lautrec, Edgar Allan Poe e Aleister Crowley eram adeptos da fada verde. (Wikipedia)



Nenhum comentário: