domingo, 21 de maio de 2017

Nossa Opereta Bufa (de Alma Welt)

                            Dois esqueletos disputando um enforcado - James Ensor

Nossa Opereta Bufa (de Alma Welt)

Começo a ter vergonha dos meus sonhos
Diante dos sonhos frustrados do meu povo.
Configuram-se-me agora tão bisonhos
E enquanto morrem juntos, me comovo.

Como posso colher flores, fazer verso,
E romântica a perseguir o belo
Manter a sintonia com o universo
Se minha pátria tem governo paralelo?

Respaldo obscuro dos senhores
A quem manipula qual fantoches,
Satã é comediante de deboches...

Somos platéia de uma opereta bufa
De que nem aproveitamos os humores:
Por nossa própria forca "o" caixa rufa...*

.

21/05/2017


Nota
*Por nossa própria forca "o" caixa rufa - Pra quem porventura não entendeu o sentido deste verso, eu explico: Por ocasião de um enforcamento os tambores chamados caixa rufavam (eram tocados com batidas rápidas de duas baquetas) até cessarem subitamente com o cair do alçapão que se abria sob os pés dos condenados. Aqui o caixa alude também ao famigerado "caixa 2" de nossos empresários e políticos.

Nenhum comentário: