quarta-feira, 31 de maio de 2017

Não verás (de Alma Welt)

"Criança, não verás país nenhum," *
Sem criança é título de um romance
Que no tempo parece nos avance,
Embora não nos faça bem algum.

Na origem era um poema ufanista*
De um famoso poeta parnasiano
Que meu pai leu pra mim no quarto ano
E que eu achei até bem realista.

Lá se foram os sonhos de grandeza
De minha pátria ainda amada, juro,
Hoje em dia mergulhada na baixeza.

Eu me pergunto como tão baixo caiu,
Um país que parecia ter futuro *
Que só um pobre suicida mesmo viu... *

.
31/05/2017

Notas

* "Não verás país nenhum" - título de um romance apocaliptico
de autoria do Inacio de Loyola Brandão, publicado nos anos 80.

*Na origem era um poema ufanista -trata-se do soneto "A Pátria", de Olavo Bilac, muito criticado e satirizado hoje em dia pelo seu ufanismo um tanto ridículo. Começa assim: Criança, não verás nenhum país como este/ Ama com fé e orgulho a terra em que nasceste!

*Um país que parecia ter futuro
Que só um pobre suicida mesmo viu - alusão ao livro "Brasil, País do Futuro", do escritor austríaco Stefan Zweig que exilado de sua pátria se suicidou em Petrópolis junto com sua esposa, durante a II Guerra Mundial .

Nenhum comentário: