quarta-feira, 16 de novembro de 2016

À procura dos deuses (de Alma Welt)

                                          Zeus e Tétis- de Jean-Baptiste-Dominique Ingres
                                 A crucificação de Cristo - gravura (água-forte) de Rembrandt

À procura dos deuses (de Alma Welt)

Ao próprio Zeus a Vida é um desafio
Já que é o fogo que lhe foi roubado *
E anima nosso corpo fulminado *
E a alma que recolhe o próprio fio

Para voltar depressa, se possível,
Ao seio de um feroz rejeitador
Que temos de ganhar em outro nível
Enquanto o procuramos, quanta dor!

Dizia o meu pai, que amava os gregos
E achava que os deuses estão vivos
E que os bons cristãos é que estão cegos.

Mas na procura dos deuses, bem no meio,
Dei com um que era tão bom que sob crivos
Acolheu-nos, uns e outros, no seu seio...

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16/11/2016

Notas
*Já que é o fogo que lhe foi roubado/
*e anima nosso corpo fulminado - Alma Welt está se referindo ao mito órfico* da criação do homem, que remonta a um episódio épico no Olimpo: Os Titãs, raça de gigantes, se rebelou contra Zeus e houve um batalha imensa (Titanomaquia) entre os deuses e eles. Durante a batalha osTitãs estraçalharam e devoraram Dionisos-criança. Mas, afinal vencidos, os Titãs foram fulminados pelos raios de Zeus e seus corpos lançados à Terra. Mas um dos Titãs rebelados, Prometeu, roubou o fogo dos deuses e o doou ao corpo titânico animando Dionisos (a alma ) nele encerrado como num cárcere. Assim o homem surgido deve encarnar por dez ciclos de mil anos antes da alma se purificar e escapando do corpo pecaminoso titânico voar até "a ambicionada coroa" (o ponto mais alto do Empíreo, a morada dos deuses e das almas purificadas.

*mito órfico - O Orfismo foi um religião iniciática grega (relacionada aos Mistérios de Elêusis) de caráter reencarnacionista, anterior ao século VII A.C, e da qual Pitágoras foi um expoente. Essa religião diferia da Mitologia tradicional e tinha sua própria Teogonia, diferente da de Hesíodo que colocava o Caos e a Noite como princípios teogônicos. Na teogonia órfica de Jeronimo e Helânico, o princípio (archè) era Cronos (o Tempo) que se uniu à Ananke ( a Necessidade) para gerar uma tríplice prole: o Éter úmido, o Caos nebuloso e o Érebo tenebroso. A seguir Cronos inseriu no Éter o "Ovo Primogênito", do qual nasceu Zeus, o princípio ordenador, que geraria os "protágonos" (os outros deuses).

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