domingo, 13 de fevereiro de 2022

Espelho, espelho meu (de Alma Welt) *

                                        Alma ao espelho - o/s/t de Guilherme de Faria, 70x70cm

Espelho, espelho meu (de Alma Welt)

"Bela Alma, como tens tanto a dizer
E o fazes em milhares de sonetos
Que sem nunca os repetir ou aborrecer
Em ouro fechas nos últimos tercetos?"

Era eu que ao espelho perguntava
Mirando minha beleza duvidosa
Enquanto o espelho franco retrucava:
"És bela... mas há quem lhe dê sova."

"Tens aqui mesmo a Cecília inconfidente; *
Além-mar tens a Florbela, que te espanca, *
Ambas mortas porém ainda na rinha. "

Baixei minha cabeça humildemente,
Mas fui cantar "My Way" como o Paul Anka, *
Pra não perder majestade de rainha...
.
13/02/2022

Notas
* Espelho, espelho meu... - Não preciso, talvez, esclarecer que se trata de uma paródia da Alma da cena do espelho mágico da rainha má, na história da Branca de Neve.

*...a Cecília inconfidente - a grande poetisa brasileira Cecília Meirelles, autora do genial "Romanceiro da Inconfidência", mas que era também sonetista (na verdade, nem de longe comparável à Alma Welt, que neste gênero específico é muito superior).

*...a Florbela, que te espanca - Florbela Espanca, maravilhosa poetisa portuguesa, que a Alma muito admira como sonetista intensa e sublime.
 
"...cantar "My Way" como o Paul Anka - embora esta notável música e letra tenha sido celebrada na voz do Frank Sinatra, a autoria se deve ao Paul Anka, roqueiro que se destacou somente no final dos anos 50 e começo dos anos 60, mas será imortal pela autoria tardia da canção My Way, cuja letra afirma a maneira própria e individual de uma pessoa criar, agir e vencer na vida.

Nenhum comentário: