quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

O Grande Pé de Cachimbo (de Alma Welt)

Domingo longo vivemos, inclemente, *
O touro é forte e já bateu na gente
Que caiu no buraco e este é fundo,
Alguns dizem que já acabou o mundo...*

Só plantar "pé de cachimbo" me restou
Aqui na estância em honra de me pai
Que bem prudente e sábio me avisou,
Dizendo apenas: "Filha, assim não vai."

Mas eu não quis ouvir, deu no que deu,
E todo aquele meu esforço não valeu
Pois ao auto-engano eu dera margem...

Plantara versos no solo do deserto,
Corri para o meu lago, cheguei perto,
Tudo se desvaneceu... era miragem...
.
28/01/2021

Notas
*Domingo longo vivemos, inclemente/
Alguns dizem que já acabou o mundo - 
Alma parece estar se referindo à longa quarentena e à pandemia que está assolando o mundo.

*Pé de Cachimbo -
Os leitores da minha geração certamente lembram dos versinhos de nossa infância:
"Hoje é domingo
pede cachimbo
o cachimbo é de barro
bate no jarro
o jarro é de ouro
bate no touro
o touro é valente
bate na gente
a gente é fraco
cai no buraco
o buraco é fundo
acabou-se o mundo."

Nenhum comentário: