quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O Encontro em Samarra (de Alma Welt)




                               O encontro - foto de Geoffroy Demarquet

O Encontro em Samarra * (de Alma Welt)

Construamos nossa vida dia a dia...
Se o digo é porque há quem não o faça
E vá de roldão e à revelia,
Aos trambolhões ou em fumaça.

Viver é uma tarefa complicada
Que exige preparo e muita arte,
Do contrário tua vida é uma maçada
E é melhor tu ires a outra parte...

Na verdade não temos tal escolha
Pois temos que viver quase na marra
Antes que o Ceifador a todos colha.

Mas se pensas faltar à sua colheita
Mudando-te depressa pra Samarra,
Tens encontro, não farás essa desfeita...




*O Encontro em Samarra ( conto tradicional árabe)

"Havia um comerciante em Bagdade que mandou o seu servo comprar provisões ao mercado, e daí a pouco o servo voltou, pálido e trémulo, e disse: «Senhor, agora mesmo, quando estava no mercado, fui empurrado por uma mulher, no meio da multidão, e quando me voltei vi que fora a Morte quem me empurrara. Ela olhou-me e fez um gesto ameaçador; por isso, empreste-me o seu cavalo, e sairei desta cidade, para escapar ao meu destino. Irei para Samarra, e aí a Morte não me encontrará». O comerciante emprestou-lhe o seu cavalo, o servo montou nele, enterrou-lhe as esporas nos flancos e partiu tão velozmente quanto o cavalo podia galopar. Então o comerciante foi ao mercado e viu-me, de pé, entre a multidão; aproximou-se de mim e disse: «Por que fizeste um gesto ameaçador ao meu servo quando o viste esta manhã?». «Não foi um gesto ameaçador», respondi, «foi apenas um sobressalto de surpresa. Fiquei espantada por vê-lo aqui, em Bagdade, pois eu tinha um encontro marcado com ele esta noite, em Samarra».


Nenhum comentário: