domingo, 3 de junho de 2012

A Russa (de Alma Welt)


A Russa- desenho de Guilherme de Faria

A Russa (de Alma Welt)

Saída de romance, a russa veio
Com aquele seu mistério de "otchitchórnia" *
Vestida de espantar, pro nosso meio,
Com toucado assim, quase tricórnia...

E eu, guria nova e deslumbrada,
Via meu pai conversando em alemão,
Língua dele, não dela, a convidada,
O que logo me causava confusão

Com os tísicos da Mágica Montanha *
Antes que chegasse a guerra torpe
Com nova insanidade, e tamanha...

Era ela, sim, Clawdia Chauchat, *
Aquela amada pelo Hans Castorp *
Nas neves de um Berghof Shangrilá...

_______________________

Notas
* otchitchórnia- fonético da expressão russa que significa "olhos negros", famosa canção folclórica russa romântica.

* Alma alude ao célebre romance "A Montanha Mágica", de Thomas Mann, e a fascinante personagem da russa de "olhos kirguises", Clawdia Chauchat (pr. Chochá), por quem o personagem principal, o jovem tísico Hans Castorp, se apaixonou naquela Clínica para tuberculosos nos Alpes suiços, o Berghof, onde se passa o monumental romance. Alma guria associa a convidada russa de seu pai à personagem daquele saga literária, que termina com a "guerra torpe", que põe fim à Belle-Époque, a Primeira Guerra Mundial de 1914-1918.

* Berghof Shangrilá - Alma associa a Clínica Berghof com a cidade perfeita de Shangrilá, perdida em outros alpes, os do Himalaia, onde se viveria num mundo de sonho, ou fora do mundo...

Wikipedia: Shangri-la, da criação literária de 1925 do inglês James Hilton, Lost Horizon (Horizonte Perdido), é descrito como um lugar paradisíaco situado nas montanhas do Himalaia, sede de panoramas maravilhosos e onde o tempo parece deter-se em ambiente de felicidade e saúde, com a convivência harmoniosa entre pessoas das mais diversas procedências. Shangri-la será sentido pelos visitantes ou como a promessa de um mundo novo possível, no qual alguns escolhem morar, ou como um lugar assustador e opressivo, do qual outros resolvem fugir. O romance inspira duas versões cinematográficas nas décadas seguintes.

No mundo ocidental, Shangri-la é entendido como um paraíso terrestre oculto

Nenhum comentário: