segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

O Enigma (de Alma Welt)

Persisto em decifrar a minha vida,
Essa esfinge pessoal que em mim vislumbro
E que ameaça fazer de mim comida:
Alquimia de virar o ouro em chumbo...

O enigma que rege o meu destino,
Na verdade não é nada pessoal,
Pertence a todos o dobrar final do sino *
(continente ou uma ilha colossal?) *

Todavia posso só falar por mim
(o mistério do todo em cada um),
Eu que sempre achei mais verde o meu jardim..

Quê imensa solidão clica o Destino,
Enquadrando com a sua lente zum
O que em nós ainda é só o menino!...
.
28/12/2020

Nota
*Pertence a todos o dobrar final do sino *
(continente ou uma ilha colossal?) -
Nestes dois versos Alma faz alusão ao famoso poema de John Donne, poeta inglês elisabetano (século XVI) celebrado pelo verso "Nenhum homem é uma ilha" ( todos fazemos parte do Continente) e que termina com os célebres versos finais: "Por isso não pergunte por quem os signos dobram/ eles dobram por ti.

Nenhum comentário: