quarta-feira, 9 de agosto de 2017

As duas fontes (de Alma Wel

Amo, logo existo, diz minha alma
Contra esta minha vontade de pensar,
Originária do tal primeiro trauma
Que haveria do Jardim nos expulsar.

Mas o trauma, bem sabeis, também é sonho *
Na língua ancestral de minha avó
Cujos mitos, então, também proponho,
Da árvore Yggdrasil e Askr, não o pó.

Inconsciente derivado de duas fontes, *
Já que desde minha mãe açoriana
São judaico-cristãos meus horizontes...

Ó Alma, encruzilhada de dois mitos! *
Esta pobre poetisa com seus ritos,
Eis aí porque alguns julgam insana...

.
09/08/2017

Notas
*Mas o trauma, bem sabeis, também é sonho - a palavra "trauma", difundida pela psicanálise, deriva do alemão "träum" = sonhar

*Inconsciente derivado de duas fontes- Alma se refere à teoria do "inconsciente coletivo" de Carl Jung, cuja "mitanálise" é feita de acordo com os mitos pertinentes às origens raciais e culturais do analisando. Por exemplo, se o indivíduo é alemão ou descendente de alemães, sua análise deve ser feita baseada nos mitos germânicos (do Valhalla, de Odin, das Valquírias, de Thor, da Árvore Yggdrasil, e do primeiro homem, Askr (não de Adão, criado do pó), etc... Mas se o paciente for de origem latina, sua análise deve ser feita segundo os mitos greco-romanos, mas também judaico-cristãos. Entretanto, curiosamente, se o indivíduo for francês, dependendo da região, a análise pode ser feita com base nos mitos celtas (gauleses) da criação. Os irlandeses, escoceses e mesmo ingleses, idem.

*Ó Alma, encruzilhada de dois mitos! - Alma Welt é descendente de avós alemães por parte de pai, Werner Friedrich Welt e de portugueses açorianos por parte de sua mãe, Ana Morgado.






Comp

Nenhum comentário: