Amo, logo existo, diz minha alma
Contra esta minha vontade de pensar,
Originária do tal primeiro trauma
Que haveria do Jardim nos expulsar.
Mas o trauma, bem sabeis, também é sonho *
Na língua ancestral de minha avó
Cujos mitos, então, também proponho,
Da árvore Yggdrasil e Askr, não o pó.
Inconsciente derivado de duas fontes, *
Já que desde minha mãe açoriana
São judaico-cristãos meus horizontes...
Ó Alma, encruzilhada de dois mitos! *
Esta pobre poetisa com seus ritos,
Eis aí porque alguns julgam insana...
.
09/08/2017
Notas
*Mas o trauma, bem sabeis, também é sonho - a palavra "trauma", difundida pela psicanálise, deriva do alemão "träum" = sonhar
*Inconsciente derivado de duas fontes- Alma se refere à teoria do "inconsciente coletivo" de Carl Jung, cuja "mitanálise" é feita de acordo com os mitos pertinentes às origens raciais e culturais do analisando. Por exemplo, se o indivíduo é alemão ou descendente de alemães, sua análise deve ser feita baseada nos mitos germânicos (do Valhalla, de Odin, das Valquírias, de Thor, da Árvore Yggdrasil, e do primeiro homem, Askr (não de Adão, criado do pó), etc... Mas se o paciente for de origem latina, sua análise deve ser feita segundo os mitos greco-romanos, mas também judaico-cristãos. Entretanto, curiosamente, se o indivíduo for francês, dependendo da região, a análise pode ser feita com base nos mitos celtas (gauleses) da criação. Os irlandeses, escoceses e mesmo ingleses, idem.
*Ó Alma, encruzilhada de dois mitos! - Alma Welt é descendente de avós alemães por parte de pai, Werner Friedrich Welt e de portugueses açorianos por parte de sua mãe, Ana Morgado.
Comp