quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Alma Convexa (de Alma Welt)


 
 
Alma Convexa (de Alma Welt)

Não desprezei a sociedade, o mundo,
Muito menos os frutos da amizade.
É que em minha alma fui mais fundo
Para toda me doar, não só metade....

Quero dizer que na alma concentrei-me
Para ser de quem me ler um bom reflexo
Do espelho profundo em que tornei-me
Malgrado este olhar duplo convexo.

Então, lente em mim, incendiei-me,
Já que esta é a sina do poeta
Como disse um outro em que mirei-me. *

Mas se viver não é preciso e sim criar,
Nem por isso fui monja ou só asceta:
Todo fogo sempre a todos quer se dar...

______________________________

Nota
*Como disse um outro em que mirei-me - Alma se refere a Fernando Pessoa, no seu prefácio famoso, em que este além de prometer incendiar-se, diz, prafraseando os antigos navegadores portugueses: "Criar é preciso, viver não é preciso..."
 

Nenhum comentário: