segunda-feira, 20 de abril de 2020

Pequena paz no caos do mundo (de Alma Welt)

                                      Pequena paz no caos do mundo - ost de Guilherme de Faria, 2017, 30x40cm

Pequena paz no caos do mundo (de Alma Welt)

Fui lenta a perceber o caos do mundo
Pois na infância eu vivia em paraíso
Que é sempre a superfície nunca o fundo
E a verdade sempre chega sem aviso.

Mas eis que eu me defronto com a Morte
Quando ainda era uma guria
De pé diante de um rosto outrora forte
Então transfigurado em cera fria.

Mas foi preciso conhecer a outra face
Que é aquela da boca retorcida *
Onde chega toda a trama num impasse.

E entre as duas máscaras extremas *
Num processo lento e sem sistemas
Minha pequena paz foi a escolhida...

.
20/04/2020

Notas


*Mas foi preciso conhecer a outra face
Que é aquela da boca retorcida

Onde chega toda a trama num impasse
(Alma se refere à máscara grega da tragédia,que na verdade é a verdadeira face do mundo.)

*E entre as duas máscaras extremas
Num processo lento e sem sistemas
Minha pequena paz foi a escolhida.
(Com este terceto a Alma está dizendo que entre as máscaras da tragédia e da comédia, ela encontrou uma intermediária a que se chega sem um sistema, mas por pura escolha, que é a máscara da "pequena paz...")

Nenhum comentário: