quinta-feira, 23 de abril de 2020

O fio da salvação (de Alma Welt)

Meus amigos, se não fora sua presença
Em meus dias ricos e fecundos,
Seriam eles, em completa diferença,
Um deserto e o mais triste dos mundos...

"Queres nos subornar... é tudo fake!"
E eu replico: Quem ousa dizer isso?
"Sou um rio pro meu povo!"- grita o sheik *
Como eu, com o mesmo compromisso.

Nada peço, nem sequer passo o chapéu!
Se sonetos dou até em profusão,
São camelos pela agulha, em tropel...

Eis minha missão, embora estranha,
E pra mim é aquele fio da salvação *
Que era tão somente um fio de aranha...

.
23/04/2020

Notas
* "Sou um rio para o meu povo!" - alusão à bela fala do sheik, aclamado pelo seu povo nômade em frente à sua tenda, interpretado por Antony Quinn no grandioso filme "Laurence da Arábia".

*... aquele fio da salvação- alusão ao maravilhoso conto "O Fio da Salvação", do livro Contos e Lendas do Deserto, de Malba Tahan, cujo sentido tem tudo a ver com este soneto da Alma.

Nenhum comentário: