sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

O sonho do real (de Alma Welt)

Sonhar com o real é meu ofício,
Não propriamente os "Sonhos da Razão",*
Que estes produzem um malefício,
Como queria o grande Surdo da Mansão. *

Meus sonhos são singelos, literários,
Não lembram os anseios de homens fortes,
Rotas falsas, logo seus itinerários
Ou seus amores francos, sem "transportes".*

A Arte é mais real que a realidade,
Foi por isso que a concebeu o homem,
E pra ter algum controle da maldade...

Quanto a mim sonho a beleza com humor,
Ainda mesmo que por cínica me tomem
Brinco de amar meu verdadeiro amor...

.
01/10/2017

Nota
*...o grande surdo da mansão - Alma se refere ao grande pintor espanhol Francisco de Goya y Lucientes, que vivia na chamada "Mansón del Sordo" (por ter ficado surdo na velhice) cujas paredes encheu de seus quadros da "Fase Negra", com temas escabrosos de feitiçaria e até o horrendo canibalismo de Cronos. Quanto aos * "Sonhos da Razão", é alusão à gravura de Goya que ostenta a famosa frase: "El sueño de la razón produces monstruos".

*..."sem "transportes". - antigamente, em linguagem poética se falava em "transportes de amor", os arroubos dos apaixonados...

Nenhum comentário: