sexta-feira, 27 de agosto de 2021


               Nu ( Alma Welt) e a Floreira de Vidro -o/s/t de Guilherme de Faria, 2021, 100x150cm

O Nu e a floreira (de Alma Welt)

Numa sala de meu pai floreira havia
De vidro, copiosa cornucópia
Que cobria a indiscreta nudez fria
Que da minha própria era uma cópia.

Era um quadro pendurado na parede
Que escandalizava a pobre Mutti
Que percebia no nu o sonho e a sede
De uma Venus sem a concha, mar e "putti".*

Pois que era eu minha mãe sabia bem
Que meu pai pintara com talento
E que eu posara assim, sem nada além...

Que  assim 
jazia largada e sem flor
Qual Ofélia sem lago e sem tormento,
E real ruiva oferecendo a mesma cor...

.
27/08/2021

Notas
* putti - (ital. plural de "putto"), é como a partir da Renascença, os italianos designam aqueles "anjinhos" ou cupidos crianças que apareciam nas telas que representavam Vênus, ou mesmo madonas.
 
*"E real ruiva oferecendo a mesma cor"- Para quem não entendeu este verso: as ruivas verdadeiras possuem os pelos púbicos da mesma cor dos cabelos...

Nenhum comentário: