sábado, 8 de outubro de 2011

Lembranças do Jardim Paterno (de Alma Welt )


Lembranças do Jardim Paterno (de Alma Welt )
"Sul paterno giardinno scintillanti..." * ("Le Ricordanze", dos "CANTI" de Giacomo Leopardi)

O meu jardim paterno, cintilante
De fadas pirilampos e memórias
Volta à minha mente a todo instante
Nestes tempos de exílio e de histórias

Que passo a contar às minhas vizinhas
De apartamentos outros neste prédio
De vivências talvez mais comezinhas
Ou porque não têm outro remédio

Senão ouvir a gaúcha em nostalgia
A contar-lhes de coxilhas e lonjuras
Onde o vento corre e não desvia...

Mas por incrédulos sorrisos hesitantes
Eu, triste, lhes percebo as conjecturas
Que lhes negam minhas luzes cintilantes...

15/06/2001

Nota
* scintillanti- "cintilantes (no plural) referente às estrelas e não ao jardim, no poema de Leopardi que começa com o famoso verso "Vaghe stelle dell'Orsa, yo non credeva), que Luchino Visconti adotou como título de um seu maravilhoso filme em preto e branco dos anos 60, com Claudia Cardinale no seu momento de maior esplendor : Vagas Estrelas da Ursa.

Mais um soneto inédito descoberto hoje (!!) na Arca da Alma, e que pela data se refere ao tempo em que a Alma morou nos Jardins, no seu "auto-exílio" (como ela dizia) paulistano, na rua Oscar Freire, onde tinha seu ateliê e onde o pintor Guilherme de Faria a descobriu e lançou para o mundo (lucia Welt)

Nenhum comentário: