terça-feira, 22 de março de 2022

Mito e coragem (de Alma Welt)

"Pra viver é só preciso ter coragem",
E meu pai a teria como um ogro,
Reconhecendo porém a desvantagem
Da mulher, que a necessita em dobro.

Pois saí com a cara e a tal coragem,
Fui ao mundo que nos livros eu amava
Mas que ao vivo era só sede e voragem
(é verdade que a cara me ajudava...)

Olhos cinzas de uma doce nostalgia,
Cabelos ruivos que não herdei de Ana *
Mas de uma estirpe de região mais fria,

Meio caminho andado, eu admito,
Rosto branco de fina porcelana,
E portas já se abriam para o mito...
.
21/03/2022
Nota
*Cabelos ruivos que não herdei de Ana - Alma se refere {a sua mãe Ana Morgado Welt, de estirpe açoriana, de cabelos negros. Os cabelos ruivos da poetisa vem dos Welt, germânicos...
Neste soneto, Alma admite que sua beleza física a ajudou a conquistar um público e a criar seu mito, o que me parece válido num mundo em que a beleza agora corre perigo...

Nenhum comentário: