quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sobre uma lito alegórica de Guilherme de Faria (de Alma Welt )


O Abraço (Alegoria) - litografia de Guilheme de Faria, a pincel e touche de água (lavis) sobre pedra da Bavária.

Sobre uma lito alegórica de Guilherme de Faria (de Alma Welt)

Em alegórica lito do artista
Me vejo ajoelhada ali no centro
A mão que cobiça é uma pista,
De meu próprio abraço estou dentro...

À direita de mim estou vazia,
Atrás de mim eu me consolo
Com touca maternal que desafia
Pois abraço também meu próprio colo.

Mas do lado esquerdo da gravura
Está a chave de tudo para mim
Pois o rosto-máscara e postura

Impassível e de beleza cega
Me fazem lembrar Stavroguin, *
Mas Deus nos abraça e nos congrega...

______________________________​__
* Stavroguin - Nicolai Vsevolodovitch Stavroguin, aristocrata demoníaco do romance Os Demônios, de Fiodor Dostoiévski.

Nenhum comentário: