sábado, 21 de abril de 2012






















Após o Dilúvio - óleo s/ tela de Guilherme de Faria 1999

Após o Dilúvio (de Alma Welt)

A tal Arca afinal pousou no monte.
A do velho patriarca, que não minha.
A da Alma onde está talvez eu conte, *
Com os dois mil sonetos que continha.

Foi-se o corvo e não volta nunca mais. *
Está pousado em Pallas, no seu busto. *
Somente a branca pomba trouxe a paz
Com o raminho verde de um arbusto.

Mas não digo que depois de mim Dilúvio,*
Já que ainda eu nem fui publicada
E já sinto da vaidade o vago eflúvio.

Bem triste a nossa sina de poetas:
Corvos pródigos em nossa revoada,
Pensando que as palavras eram setas!... *

_________________________________

Notas
* A da Alma onde está talvez eu conte - A famosa Arca da Alma, com seus mais de dois mil sonetos (além de numerosos textos em prosa, contos crônicas romances e Haikais e pensamentos), verdadeiro tesouro , foi descoberta por sua irmã Lucia, após a morte da poetisa, no sótão do casarão pampiano.

*Foi-se o corvo e não volta nunca mais- alusão ao o corvo do poema famoso de Edgar Alan Poe, que repetia : Nevermore (Nunca mais).

*Está pousado em Pallas, no seu busto - O corvo no início do poema de Poe revoa na sala e pousa num busto de Pallas Athena. (vide The Raven, de Edgar Alan Poe).

* Mas não digo que depois de mim Dilúvio - Alusão às palavras famosas de Louis XV: "Après moi, le Déluge" (Depois de mim, o Dilúvio)

*Pensando que as palavras eram setas!. - Alusão ao famoso poema de Henry Wadsworth Longfellow 1807-1882 


 " The Arrow and the Song" ( A Seta e a Canção)

I shot an arrow into the air,
It fell to earth, I knew not where;
For, so swiftly it flew, the sight
Could not follow it in its flight.

I breathed a song into the air,
It fell to earth, I knew not where;
For who has sight so keen and strong,
That it can follow the flight of song?

Long, long afterward, in an oak
I found the arrow, still unbroke;
And the song, from beginning to end,
I found again in the heart of a friend.

(Eu atirei uma seta no ar/ ela caiu na terra, eu não soube onde ...

Nenhum comentário: