quarta-feira, 18 de maio de 2016

A sibila líbica (de Alma Welt)



            A Sibila Líbica - de Michelangelo (Capela Sistina)

A sibila líbica (de Alma Welt)


*Rafisa, a minha líbica sibila
Cigana, respondendo ao meu anseio
Sobre tudo em que meu saber vacila
Me disse pondo a mão sobre o meu seio:

Alma, és o universo feminino
Com tudo o que nele está oculto
E teus versos de desvelo sibilino,
Objeto serão de novo culto.

As coisas que se escondem nas caladas
Das mentes mais brilhantes contra o vulgo,
Haverão de ser um dia reveladas.

E nesse dia, teu nome se erguerá
Como um flor nascida no refugo
De um século de horror e Deus-dará...

.
18/05/2016

Notas
* Rafisa- este é o nome da cigana profetisa que se tornou amiga da Alma Welt quando sua tribo acampou pela primeira vez nas terras da família Welt (estância Santa Gertrudes) no pampa riograndense. O artista plástico e poeta Guilherme de Faria a retratou no seu mais famoso cordel "Romance da Vidência" Vide www.guilhermedefariacordel.blogspot.com


A sibila líbia ou sibila líbica era a sacerdotisa profética que presidia o oráculo de Zeus Amon (Zeus representado com os chifres de Amon) no oásis de Siva no deserto da Líbia.

A palavra «sibila» procede, através do latim, do grego σίβυλλα sibylla, ‘profetisa’. Havia muitas sibilas no mundo antigo, mas a sibila líbica predisse a «chegada do dia em que tudo o que está oculto será revelado».

Nenhum comentário: