domingo, 4 de fevereiro de 2018

Aonde Vais? (de Alma Welt)

"Aonde vais?" um sitiante perguntou-me,
Vendo-me perdida e andarilha
A caminhar em círculos na coxilha
E para a sua casa convidou-me.

"Aonde vais, bom velho?" perguntei
A um desnorteado caminhante
Como eu mesma fui e me lembrei
De quão perdida estive e hesitante...

Perdidos, na verdade algo nos junta
Abandonados nesta Terra, forasteiros
À procura de caminhos verdadeiros.

Até ao Cristo caminhante, esta pergunta
Fez Pedro velho, e ensejou melhor escolha...
A cada um sua cruz, novinha em folha.

.
04/02/2018

Nota

* ... ao Cristo caminhante esta pergunta/ Fez Pedro, velho... - Alma alude à seguinte lenda cristã: Durante o massacre dos cristãos no Coliseu, ordenado por Nero, o apóstolo de Cristo, Pedro, bastante velho, estava entre eles pregando e consolando-os nas catacumbas antes que fossem presos e martirizados . Então, os fiéis imploraram a ele que fugisse, pois era o último apóstolo, testemunha viva do Mestre, e outros tantos precisariam de sua palavra. Então Pedro cedeu e se esgueirou à noite para fora dos portões de Roma e começou a caminhar na Via Ápia, se afastando da cidade. Eis que no começo do caminho parou quando avistou ao longe um andarilho que caminhava na estrada em sua direção. Quando este chegou bem perto, Pedro reconheceu o próprio Jesus, e surpreso perguntou-lhe em latim: "Quo Vadis, Domine? " ( Aonde vais, Senhor?). E Jesus respondeu-lhe: "Vou a Roma ser crucificado novamente, visto que abandonas meu rebanho." E desapareceu. Então Pedro voltou pela estrada e logo nas portas de Roma foi detido pelos pretorianos de César, e identificando-se foi imediatamente preso e condenado à crucificação. Pedro então pediu que fosse crucificado de cabeça para baixo, no que foi atendido, porque disse "não ser digno de receber o martírio idêntico ao do Mestre"...

Nenhum comentário: