sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O compositor Modest Mussorgsky - por Ilya Repin 1881


Quadros de uma Exposição (de Alma Welt) 

Pra mim não há fronteira entre o real
E o mundo dos livros, suas estórias

Em poemas e lendas do Graal
E tantas outras belas, mais inglórias.

A nossa vida é, pois, muito maior
Que este nosso dia-a-dia linear.
É como uma música de cor
De harmonias feitas pra gravar

Em imagens de muitos quadros belos
De uma mostra espectral e abantesma
Como um Mussorgsky só de violoncelos.

E eu me vejo mergulhada num concerto,
Orquestra e maestrina de mim mesma
Nas ondas desses sons que me desperto...

________________________________

Nota
* "Quadros de uma Exposição" é o título de um famosíssimo poema sinfônico de Mussorgsky que descreve musicalmente quadro por quadro de uma exposição de pintura que o compositor viu. A descrição musical é tão viva e brilhante, que foi possível pesquisadores russos do século XX identificarem a Exposição por catálogos de época e os quadros descritos, um por um.

Nenhum comentário: