segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Ah! Meus amigos... (Quatro Fábulas) ( de Alma Welt)

Ah! Meus amigos, tão tolos quão formosos
Na nossa louca juventude ou logo após,
Acreditando-nos de algum modo poderosos,
Como alexandres a cortar mil górdios nós

Que o Destino apresentasse vida afora,
E que tudo estaria ao nosso alcance,
Como se o leão da vida a gente amanse,
E com Androcles nossa fera a ir embora...

Quanto a mim fiel fiei como Penélope
No tear a minha teia de sonetos
A esperar um rei nada a galope...

E se a espada pendurada por um fio,

De novos Dâmocles faz de nós suspeitos,
Já nada temo mais e apenas rio...

.
23/10/2017



Notas
*Como alexandres a cortar mil górdios nós - alusão ao episódio mítico da vida de Alexandre da Macedônia, que instado a desatar o intrincado "Nó Górdio", da corda que atava o varal de uma carro de guerra a uma coluna de um templo (o oráculo predizia que quem o fizesse seria o rei daquela terra), sacou de sua espada e de um só golpe cortou o nó.

*E com Androcles nossa fera a ir embora - Alusão à fábula popular cristã de Androcles e o Leão, em que o personagem, um andarilho grego cristão encontrou na estrada um leão que sofria desesperadamente com um espinho na pata. Compassivo, Androcles se aproximou corajosamente da fera, que por instinto o deixou retirar o espinho, aliviando-o da dor. Anos mais tarde Andrócles, capturado pelos soldados romanos do imperador Nero, foi jogado na arena do Coliseu para ser devorado por um leão. Por coincidência era o próprio leão tratado pelo cristão, e que dele agora se lembrou e veio deitar-se ao seus pés, lambendo-os em sinal de gratidão. A multidão em êxtase pediu a César o perdão do condenado.

*Quanto a mim fiel fiei como Penélope- Todos conhecem a história contada na Odisséia de Homero, da fiel esposa de Odisseu, a rainha Penélope, que esperou por vinte anos a volta de seu marido da guerra de Tróia (dez anos de guerra e dez anos perdido em aventuras em seu retorno). Pressionada por príncipes estrangeiros pretendentes à sua mão e ao seu trono, que acreditavam Odisseu morto na guerra, Penélope sempre confiante no regresso de seu marido, para ganhar tempo empregou um estratagema: prometeu que escolheria um dos pretendentes mas somente quando terminasse de tecer uma teia que celebrava em imagens a façanhas lendárias que o povo contava sobre o bravo Odisseu. Ela tecia de dia no tear e de noite destecia os pontos para nunca terminar.

* De novos Dâmocles faz de nós suspeitos  - alusão ao episódio de Dâmocles, rei que dormia com uma espada suspensa por um fio de cabelo sobre sua cabeça. Este mito é interpretado como uma alegoria da coragem ou aceitação do nosso destino humano.

Nenhum comentário: