quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Ariadne em Naxos (de Alma Welt)

Quantas vezes só em mim mesma me perco
E me vejo em labirintos sem respostas
Prevendo o Minotauro pelo esterco
Quer dizer, francamente: pelas bostas...

Báh! Psique de poeta em quarentena
Frágil como se cortado o esperto fio *
Como a doce Ariadne, tão serena,
Abandonada no leito já vazio. *

Esperando a Alegria que vier *
Nem que seja com os truques do improviso
Para aquele vão consolo que se quer, *

Na Naxos sem nexo em que me encontro
Meu herói de mim partiu sem dar aviso, *
E ele mesmo era meu temido monstro...

.
05/08/2020


Notas
*Frágil como se cortado o esperto fio -
referencia ao truque do fio de Ariadne princesa filha do rei MInos, que atando a ponta do novelo na cintura do herói ateniense Teseu, por quem se apaixonou, pode este entrar até o centro do Labirinto de Creta e matar o Minotauro, livrando assim Atenas do tributo anual a Creta dos catorze jovens (sete moças e sete rapazes virgens) para serem entregues ao monstro para serem devorados. Esse tributo era cobrado pelo rei Minos de Creta a Atenas porque seu filho, grande atleta, tendo vencido a Olimpíada causara inveja aos atletas atenienses que o assassinaram. O rei Minos para se vingar, então declarou guerra a Atenas e tendo vencido, para não destruí-la cobrava esse cruel tributo anual havia décadas. Até que o príncipe Teseu filho do rei Egeu, de Atenas, se dispôs a ir com a nova remessa de jovens ateniense afim de tentar matar o monstro de Creta e libertar seu povo daquele tributo.

*Abandonada no leito já vazio -
Após Teseu ter matado o Minotauro e conseguido dair do labirinto graças ao estratagena do fio de Ariadne, eles fugiram juntos de Creta e no caminha aportaram na Ila de Naxos uma Ilha anódina onde nada acontecia. Ali Teseu teve afinal tempo de possuir Aradne engravidando-a. No dia seguinte, despertando, Teseu reuniu seus homens e partiu. Quando já estava em alto mar percebeu que esquecera de Ariadne que deixara dormindo (!!!). Quis voltar mas as velas da naus gregas tinham velas quadradas e só se deslocavam a favor do vento, e portanto não podendo voltar abandonou Ariadne em Naxos e prosseguiu de volta para Atenas. Com esse percalço se esqueceu de trocar a vela negra da nave por branca como combinado com seu se pai se saísse vencedor. O rei Egeu que ficava no alto do promontório olhando o mar esperando por seu filho, avistou ao longe a vela negra e pensando seu filho morto atirou-se ao mar, que então recebeu o seu nome: Mar Egeu.

*Esperando a Alegria que vier -
O verso faz alusão à vinda de Dioniso, o deus do vinho, do riso e da alegria, que peregrinando à toa chegou na Ilha de Naxos e não sendo muito chegado em mulheres tinha inventado um falo de madeira, depois chamado de "consolo" com que possuiu a Ariadne (para deixá-a mais alegrinha?) ou o foi o contrário que aconteceu e foi a Ariadne que o possuiu?

Por incrível que pareça os gregos puseram mesmo tais coisas no Mito original, o que fez com que os psicólogos da Mito-análise junguiana no século XX, se empenhassem em analisar os conteúdos psico-sexuais desses estranhos detalhes (!!!)
Quanto ao soneto da Alma Welt, percebe-se que ela incorporou o Mito do Labirinto, do Minotauro e do Herói interno atrapalhado e esquivo, como forma de expressar com certo humor os seus próprios conflitos de um momento de quarentena interiorizada.
(Guilherme de Faria)

Nenhum comentário: