quinta-feira, 23 de abril de 2020

O toque divino ( de Alma Welt)

Cada um sabe de si, e Deus por todos...
Não aconselhe, vê, brioche não é pão.
Se fores dar severo toque ou empurrão,
Se não puder cercar, evite os lodos...

Cá estou eu de novo a aconselhar...
Se nem para terapeuta tenho jeito,
Nunca tive qualquer coisa a declarar
Mas declaro mais a torto que a direito.

"Cala-te boca!" amiúde me repito...
Ah! Se eu tivesse um coração mais sábio
Talvez se calasse ao próprio pito.

Preciso me lembrar da depressão
Deste toque divino sobre o lábio
Para calar o homem, embora em vão...

.
23/04/2020


Nota
*Deste toque divino sobre o lábio -
Conforme uma "anedota" ou adendo ao episódio do Genesis
da Bíblia, mas contada no Talmude, Deus moldou o homem no barro e inspirou-lhe no rosto o sopro divino. Então meditando que isso faria o homem ter o domínio verbal do Logos, para limitar sua palavra já que a argila ainda estava mole pressionou seu lábio superior com o polegar produzindo esta pequena depressão vertical sob o nosso nariz, para selar nossos lábios quanto à Verdade que compartilhamos sem poder expressar...
O próprio Cristo, feito homem tinha essa marca sobre os lábios e como tal se calou ante a pergunta de Poncius Pilatus: "O que é a Verdade?"



Nenhum comentário: