terça-feira, 21 de abril de 2020

A vida é sonho dúbio (de Alma Welt)


A vida é sonho dúbio (de Alma Welt)

"A vida é sonho dúbio, meu amigo,
Às vezes cruza a linha, é pesadelo,
E se tens um ideal, um sonho antigo,
Francamente, bem farias em não tê-lo.

"Assim se expressava um meu colega
Lá na Universidade de Munique
Antes da ascensão da massa cega... "
E eu guria, escutava achando chic

As memórias de meu pai, de um outro mundo,
Que sendo eu tão apenas meninota
Queria mais ouvir, e ir mais fundo.

Mas pálido como quem de si desbota
Então dizia: "Vai correr pela coxilha!
Tens essa amplidão toda, vai, minha filha..." *

.
21/04/2020

Nota
*Tens essa amplidão toda, vai, minha filha...  - O pai da Alma, Werner Friedrich Welt, que ela e seus irmão chamavam de Vati ( pr. Fáti = papai em alemão) estudou medicina na Universidade de Munique pouco antes da ascensão do nazismo, do qual fugiu, ao que tudo indica não sem antes de experimentar um período de cadeia. Por isso empalidecia quando começava a narrar suas memórias à sua filha predileta, que ele incentiva a desfrutar a amplidão de espaço da estância de seu pai, o avô da Alma, vinhateiro no pampa gaúcho.

Nenhum comentário: