domingo, 14 de janeiro de 2018

A princesa meio-quilo (de Alma Welt)

Eu, guria, minha avó recomendava:
"Alma minha, seja sempre recatada
E mantenha tua porta com a trava,
Olhos baixos quando passes pela armada." *

"Olha, os homens estão sempre numa guerra,
Cada donzela é como aldeia sitiada...
Então te valorizes como à terra
E não te entregues assim de mão beijada."

E eu ria, ria ouvindo aquilo,
Qual se estivesse nua num castelo
E fosse uma princesa meio-quilo...

E não tendo me levado muito a sério,
Tornei-me, não princesa, ao percebê-lo,
Mas poeta, o que é bem maior mistério...

.
14/01/2018


Nota
*Olhos baixos quando passes pela armada - A avó da Alma faz alusão ao famoso poema medieval português de autoria anônima " A Donzela Que Foi à Guerra", que certamente inspirou Guimarães Rosa para o seu personagem Diadorim, do "Grande Sertão: Veredas." ( "Venham armas e cavalo e serei filho varão. /.... Quando passar pela Armada, porei os olhos no chão/ .....Senhor pai, senhora mãe, grande dó de coração/ Os olhos de dom Martinho são de mulher, de homem não./Convidai-o, voz, meu filho.... ")

Nenhum comentário: