quarta-feira, 23 de março de 2022

A Mancha (de Alma Welt)

 

Grande Nu (Alma Welt) - o/s/t de Guilherme de Faria, 1990-2018, 140x120cm


A Mancha (de Alma Welt)

Pro meu pintor posei desnuda a me despir
Em pose improvável e caprichosa,
Jarrão com flores, talvez pra distrair
De uma mancha no tecido, capciosa...

Meu pintor é realista, sem malícia,
Mas cobriu-me sutilmente aquela parte
Mas traiu-se ou me traiu com sua arte:
Uma mancha de carinho ou de sevícia...

Perdoei-o e até ri da sua saída
Com a feminina intimidade captada,
A mais funda numa obra já exibida,

Que vendida afinal foi devolvida,
Por comprador e sua esposa indignada:
"Sua modelo, senhor, tá menstruada!
.
23/03/2022
________________________

Nota
Esta história é absolutamente verdadeira. Esta tela foi vendida e depois de alguns anos foi trocada pelo colecionador por outra tela minha, porque sua esposa não a suportava, porque via nela uma mancha de menstruação, nuns toques vermelhos do panejamento. A tela está comigo até hoje e hesito em apagar o tal vermelho...
(Guilherme de Faria)

Nenhum comentário: