quarta-feira, 19 de julho de 2017

Minha Troia (de Alma Welt)

                                          Laocoonte - cópia romana antiga de um original grego. ( Museu do Vaticano)

Minha Troia (de Alma Welt)

Agora, neste inverno, só me ocorre
"A cruel fuga das horas" dos antigos,
Quando o dia nasce, a tarde morre,
Os anos a nos ter como inimigos...

Os espelhos, nossos falsos aliados,
Há muito se infiltraram em nossos lares
Com mentiras, lisonjas e agrados,
Cavalinhos de Troia como altares ...

E eu me insurjo apenas com palavras,
Impotente perante essa invasão
Que quer roubar e queimar as minhas lavras.

E sob poucos aplausos, umas vaias,
Ainda luto com a serpente da Razão,
Laocoonte de mim mesma, mas de saias.

.
19/07/2017

Nota
Laocoonte era filho de Acoetes, irmão de Anquises; ele era um sacerdote de Apolo, mas, contra a vontade de Apolo, se casou e teve filhos, Antífantes e Timbreu. Quando Laocoonte estava fazendo um sacrifício a Netuno, Apolo enviou duas serpentes de Tênedos, que mataram o sacerdote e seus descendentes. Segundo os frígios, isto aconteceu porque Laocoonte havia arremessado sua lança contra o Cavalo de Troia.
Possivelmente a mais antiga referência ao mito seja uma tragédia perdida de Sófocles, que possuía mesmo nome. A lenda seria relembrada por Quinto de Esmirna em seu trabalho Posthomerica, uma continuação da Ilíada. No entanto, o relato é mais popularmente conhecido pela escultura que inspirou e pelo poema épico latino Eneida, de autoria de Virgílio no século I a.C.

Uma das expressões mais importantes da Antiguidade, sobretudo do período helenístico, é a escultura que representa Laocoonte e seus filhos sendo atacados. A obra foi objeto de estudo por vários historiadores da arte após sua redescoberta no século XVI. De datação incerta, as estimativas variam entre 140 a.C. até 37 d.C., época do imperador romano Tito (a mais aceita atualmente é 40 a. C.). Winckelmann, Lessing e outros tentaram avaliar a importância da escultura na estética grega, além de considerar uma possível relação com a Eneida.
( Wikipédia)

Nenhum comentário: